17 de abril de 2016

Mosassauro


Mosassauro

O mosassauro ("lagarto do rio Mosa") é um extinto réptil aquático que media de 15 a 18 m de comprimento e pesava até 5 toneladas. Entre 70 e 66 milhões de anos atrás, nadou pelos mares que cobriam a Europa Ocidental e a América do Norte no fim do Cretáceo. Foi um dos últimos animais de sua família (Mosassaurídeos) e também um dos maiores.


Possuía membros modificados em nadadeiras, um corpo robusto e uma mandíbula poderosa. Sua cauda forte, movimentada lateralmente, provia grande impulso, enquanto as nadadeiras, mantidas junto ao corpo, davam estabilidade. No entanto, sua visão binocular era fraca, assim como seu olfato, o que faz os cientistas acreditarem que o mosassauro viveu perto da superfície do oceano, onde caçava peixes, tartarugas, amonites, plesiossauros e outros mosassaurídeos, raramente aventurando-se em águas mais profundas. Um réptil marinho que subia à superfície para respirar tinha um grande potencial para se tornar uma refeição; bastava o mosassauro espreitá-lo por baixo e atacá-lo subitamente.
Foi o primeiro gênero da família Mosasauridae a ser nomeado: sua descoberta ocorreu em 1764, nos Países Baixos, próximo ao Mosa, um dos principais rios europeus; seu descobridor, o tenente Jean Baptiste Drouin. Durante anos foi considerado uma espécie desconhecida de baleia ou crocodilo, até Georges Cuvier afirmar, em 1808, que tratava-se de um ser extinto. William Conybeare o batizou em 1822.


Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: † Mosasauridae
Tribo: † Mosasaurini
Gênero: † Mosasaurus
Espécies: Mosasaurus hoffmanniiM. missouriensisM. conodon e M. lemonnieri


Pesquisa:http://mundopre-historico.blogspot.com.br/2015/07/mosassauro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário