17 de abril de 2016

Alossauro



Alossauro

Alossauro, cujo nome significa "Lagarto diferente". Ele foi batizado com esse nome porque o Alossauro não era um dinossauro qualquer. Ele era um grande predador. Diferente de muitos dinossauros. Tão temido quando o rei dos dinossauros, o Tiranossauro Rex. O Alossauro foi sem dúvida, um dos dinossauros mais poderosos de sua época, ele era o terror do Jurássico. Ele se tornou o pior dinossauro carnívoro de sua época. 

Informações do dinossauro
Nome: Alossauro.
Nome científico: Allosaurus Fragilis.
Tamanho: 12 metros de comprimento e 4 metros de altura.
Peso: De 1 à 2 toneladas.
Local: América do norte.
Época: Período Jurássico.
Alimentação: Carnívora.
Família: Allosauridae.

O Alossauro dominou grande variedade de dinossauros herbívoros e carnívoros, e também, se espalhou pela América e tornou-se o mais aterrorizante caçador do período Jurássico. O Alossauro era como se fosse um lobo. Só que pesaria de 1 a 2 toneladas, andaria sobre 2 patas, não possuíria nenhum pêlo, possuíria garras enormes nas mãos, teria um crânio semelhante a do jacaré só que seria bem maior, e seria maior que um elefante, etc. O Alossauro não era o único predador de sua época. Existiam outros terópodes como o Ceratossauro, Coelurus,, Compsognato, Dilofossauro,etc. Isso é apenas alguns terópodes do período Jurássico. Os Alossauros costumavam caçar saurópodes e outros dinossauros. Os dinossauros que ele caça era:Estegossauro;Diplodoco;Camarassauro;Apatossauro;Braquiossauro.


 E ás vezes ele até caçava os Ceratossauros que eram um de seus principais rivais. O Alossauro foi o primeiro dos grandes dinossauros carnívoros, a ser encontrado. O primeiro fóssil de Alossauro foi descoberto em 1877 por Othiniel Charles Marsh e desde então já foram encontrados mais de 100 fósseis referentes a espécies do gênero, sendo que os achados mais importantes ocorreram nos Estados Unidos e Portugal. Com o tempo, foram-se encontrando cada vez menos esqueletos de Ceratossauro, e cada vez mais esqueletos de Alossauro. Isso quer dizer que os Alossauros estavam causando extinção e matando todos os Ceratossauros. Como o Tiranossauro Rex, seu corpo era adaptado a caça predatória. O Alossauro viveu antes do T-Rex. E foi encontrado antes também.

Pesquisa:http://eradedinossauros.blogspot.com.br/2010/09/alossauro.html

Mosassauro


Mosassauro

O mosassauro ("lagarto do rio Mosa") é um extinto réptil aquático que media de 15 a 18 m de comprimento e pesava até 5 toneladas. Entre 70 e 66 milhões de anos atrás, nadou pelos mares que cobriam a Europa Ocidental e a América do Norte no fim do Cretáceo. Foi um dos últimos animais de sua família (Mosassaurídeos) e também um dos maiores.


Possuía membros modificados em nadadeiras, um corpo robusto e uma mandíbula poderosa. Sua cauda forte, movimentada lateralmente, provia grande impulso, enquanto as nadadeiras, mantidas junto ao corpo, davam estabilidade. No entanto, sua visão binocular era fraca, assim como seu olfato, o que faz os cientistas acreditarem que o mosassauro viveu perto da superfície do oceano, onde caçava peixes, tartarugas, amonites, plesiossauros e outros mosassaurídeos, raramente aventurando-se em águas mais profundas. Um réptil marinho que subia à superfície para respirar tinha um grande potencial para se tornar uma refeição; bastava o mosassauro espreitá-lo por baixo e atacá-lo subitamente.
Foi o primeiro gênero da família Mosasauridae a ser nomeado: sua descoberta ocorreu em 1764, nos Países Baixos, próximo ao Mosa, um dos principais rios europeus; seu descobridor, o tenente Jean Baptiste Drouin. Durante anos foi considerado uma espécie desconhecida de baleia ou crocodilo, até Georges Cuvier afirmar, em 1808, que tratava-se de um ser extinto. William Conybeare o batizou em 1822.


Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: † Mosasauridae
Tribo: † Mosasaurini
Gênero: † Mosasaurus
Espécies: Mosasaurus hoffmanniiM. missouriensisM. conodon e M. lemonnieri


Pesquisa:http://mundopre-historico.blogspot.com.br/2015/07/mosassauro.html

16 de abril de 2016

Deinonychus Antirrhopus e Deinonychus Listrado


Deinonychus Antirrhopus

O Deinonychus cujo nome significa "Garra terrível".

Mas esse nome não é muito adequado para ele porque suas garras não eram tão terríveis assim. Elas eram finas meio frágeis e não tinha bordas serrilhadas mas suas garras era melhor do que seus dentes numa briga, não só pelo tamanho mas pela força também. Esse também é um motivo para os Deinonychus caçarem em bandos porque eles caçavam em bandos para abater herbívoros bem maiores do que ele, para não morrer de fome comendo herbívoros menores porque eles eram comilões e porque eles não eram tão fortes assim. Seu esqueleto era frágil porque ele foi feito para ajudal-o a correr e não para ser forte e resistente como o esqueleto do Tiranossauro. Os Deinonicos ou Deinonychus eram muito rápidos. Só o seu andar era de 6km por hora enquando sua velocidade era 10 vezes isso quando corria: 60km por hora. Os Deinonychus costumavam caçar os Tenontossauros e Triceratops mas os Tenontossauros eram fáceis de abater enquanto os Triceratops eram dificeis de abater. Os Deinonychus eram inteligentes E tinha uma ótima visão para poder caçar a noite, mas ele caça de dia também.



Informações do dinossauro
Nome: Deinonychus.
Nome cientifico: Deinonychus Antirrhopus.
Tamanho: 4 metros de comprimento e 1,50 de altura.
Peso: Cerca de 75 quilos.
Local: América do norte.
Época: Período Cretáceo.
Alimentação: Carnívora.
Família: Dromaeosauridae.



Pesquis:http://eradedinossauros.blogspot.com.br/2010/10/deinonychus.html

Deinonychus Listrado




Tamanho: 3 metros (maior que o velociraptor)
Dieta:Carne
Habitat:Floresta aberta
Local:América do Norte

Montando como se estivesse saltando para matar,suas maxilas  se abrem para mostrar fileiras de presas terríveis,os braços grandes abrem-se como as asas de uma ave e estendem-se para cravar suas garras curvadas no couro escamoso da vítima.As garras dos dedos do pé,semelhantes a lâminas de faca,podiam se erguer,prontas para se moverem violentamente para frente e estriparem a presa.O dinossauro ao saltar,balançaria sua cauda para conseguir manter o equilíbrio.A cauda atuava como uma barra flexível,lançando-se em todas as direções,conforme o dinossauro se movia.



Ninguém sabe quais devem ter sido as cores dos dromeossaurídeos.O mais provável é que suas peles com escamas ou com penas fossem coloridas ou desenhadas de modo que seus corpos se misturassem com o ambiente à sua volta.Se o Deinonychus ou Deinonico vivesse em florestas,listras ou pontos em sua pele o teriam ajudado a  se camuflar na luz mesclada abaixo das árvores.Sua camuflagem o tornaria menos visível à sua presa.



Pesquisa:Livro-Enciclopédia dos Dinossauros e da Vida Pré-histórica

15 de abril de 2016

Espinossauro



Espinossauro

Nome Comum: Espinossauro
Nome em Inglês: Spinosaurus
Nome Científico: Spinosaurus aegyptiacus
Reino: Animal
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Dinosauria
Família: Spinosauridae
Distribuição geográfica: principalmente na região que é hoje o norte da África. Foram descobertos dentes e vértebras de espinossaurídeos no norte do Brasil também.

Época: Viveu durante o período Cretáceo há aproximadamente 66 milhões de anos atrás.
Peso: entre 6 e 9 toneladas
Tamanho: 15 a 18 metros de comprimento
Alimentação: Carnívoro
Significado do nome: Spinosaurus aegyptiacus, do latim “lagarto espinho”



Descoberto: O espinossauro foi descoberto pelo paleontólogo alemão Ernst Stromer em 1912, no Egito. Stromer divulgou um estudo sobre alguns ossos de espinossauro e sustentou a tese de que o animal podia ter sido maior do que o Tiranossauro rex. No entanto, estes fósseis foram destruídos em 1944 num bombardeio contra um museu de Munique, na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. Desde então, os cientistas só descobriram ossos isolados de esqueletos de espinossauro.

Características: Bípede e diferenciava-se dos outros dinossauros de sua família por uma espécie de “vela” nas costas. Essa “vela dorsal” era formada por prolongamentos das vértebras das colunas que mediam 2 metros de comprimento, cobertas de pele.

Predadores: Não tinha
O espinossauro foi o maior dinossauro carnivoro que já existiu, com adultos medindo em torno de 15 a 18 metros de comprimento e pesando entre 6 e 9 toneladas. Possuíam grandes prolongações espinhais nas vértebras de suas costas, as maiores podendo chegar a 2 metros. Esses prolongamentos além de recobertos por pele, talvez tivessem alguma musculatura ou quantidade de gordura. Os cientistas cogitam como possíveis funções (independentes, mas não mutuamente exclusivas) dessa vela dorsal a termorregulação (armazenando o calor do sol, dando-lhe a vantagem de ser mais ágil que os outros répteis), exibição (sexual ou para intimidação de rivais) ou ainda uma armação esquelética de uma corcova de gordura similar a de alguns outros animais como touros atuais, que servem para armazenar energia. Há indícios de que os espinossauros se alimentavam de grandes peixes, e não só de dinossauros como se pode presumir. Esse animal possuía as tradicionais características dos outro predadores, a não ser os dentes que eram retos e não curvados e os braços um pouco maiores e mais fortes. Em 2004 a revista Nature anunciou a descoberta de um dente de espinossauro embebido numa vértebra de pterossauro, o que sugere a existência de uma relação predador-presa.
Recentemente foi encontrado um fragmento do crânio de espinossauro medindo um metro de comprimento. Comparado com crânios já conhecidos, estimasse que tivesse no total cerca de 1,75 metros. Baseado nessas dimensões e em outros esqueletos da mesma espécie, os cientistas calculam que essa criatura teria entre 16 e 18 metros de comprimento e pesando entre sete e nove toneladas, sem duvida o maior predador que já andou pela terra e deixou vestigios. Desta maneira, o dinossauro supera o Tiranossauro rex, cujo maior fóssil já encontrado até agora, batizado como “Sue”, mede quase 13 metros de comprimento e possivelmente pesou 6,4 toneladas.
Pesquisa:http://www.saudeanimal.com.br/3182/zoo/prehistoricos/espinossauro-2

Velociraptor




Velociraptor

Conheça o Velociraptor (raptor), imagem, informações, classificação, dinossauro carnívoro, época em que viveu, habitat, alimentação.



CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA: 

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Infraordem: Tetanurae
Família: Dromaeosauridae
Gênero: Velociraptor 



CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

- O velociraptor foi um dinossauro carnívoro e bípede que viveu no período Cretáceo (entre 145,5 milhões e 65,5 milhões de anos atrás).

- Alimentava-se da carne de animais de pequeno e médio porte.

- Caçava em grupo de forma organizada. 

- O velociraptor é considerado um dos mais inteligentes dinossauros.

- Era rápido, ágil e possuía ótima visão, além de um forte maxilar.

-  Possuía mãos com garras fortes em formato de foice. Estas garras podiam medir de 6 a 10 cm. Estas garras facilitavam no momento da caça.

- Possuíam penas.

- As caudas dos raptores eram longas e duras. Davam sustentação ao animal quando corriam.

O velociraptor possui uma garra erguida enquanto andava.






OUTROS DADOS IMPORTANTES:

- Comprimento: de 1,5 a 2 metros

- Altura: por volta de 75 cm (animal adulto)

- Peso: em média 90 quilos (animal adulto)

- Cor: marrom

- Velocidade: conseguiam atingir 100 km/h

Pesquisa:http://www.suapesquisa.com/dinossauros/velociraptor.htm


Velociraptor com penas

O Velociraptor (ladrão veloz),um dromeossaurídeo do comprimento de um homem alto,aparece acima como um modelo revestido de penas,e não escamas.Filamentos finos semelhantes a pelos protegiam seu corpo do calor e do frio,e penas longas e viçosas nasciam de sua cabeça e braços.Apesar do filme Jurassic Park mostrar os raptores sem penas,aqueles não são verdadeiros por aqueles são raptores com aparência dos Deinonicos (Deinonychus)

Pesquisa:Livro-Enciclopédia dos Dinossauros e da Vida pré-histórica.


O que é Paleontologia?



Paleontologia

Saiba o que é Paleontologia, estudo dos fósseis, paleontólogo, técnicas e recursos de pesquisa.

Definição

A Paleontologia é uma ciência que estuda os animais e vegetais que viveram no passado, através dos fósseis. A paleontologia busca informações nos fósseis, tais como: idade do fóssil, condições de vida e morte do ser fossilizado, características, influências ambientais, entre outras.


Técnicas usadas 

Esta ciência dispõe de diversas técnicas e recursos para obter informações importantes sobre o fóssil. Uma das técnicas mais importantes é a do Carbono 14, que identifica com muita precisão a idade do fóssil.

Importância

A Paleontologia é muito importante também como ciência auxiliar da Sociologia, Biologia, Arqueologia e História. No caso destas últimas duas ciências, fornece informações importantes sobre a vida na Pré-História.
A Paleontologia também produz muitos conhecimentos importantes sobre a época e a vida dos Dinossauros.

Criação 

A Paleontologia foi criada em 1812 pelo naturalista francês George Cuvier, um grande pesquisador de animais extintos.

Você sabia?

- Comemora-se em 15 de junho o Dia do Paleontólogo


Pesquisa:http://www.suapesquisa.com/o_que_e/paleontologia.htm